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Menina Curiosa

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Eu sou a Velha Menina. O meu cabelo é uma teia de aranha com gotas de orvalho...

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Domingo, 2 de Março de 2008

Mistérios da gestão dos hipermercados

Imagem da Internet

Detesto ir ao supermercado.

Aborrece-me solenemente o ritual de ir buscar um carrinho - normalmente com a direcção avariada - a moeda invarialvelmente encravada, o simples acto de fazer soltar a maldita corrente do carrinho da frente torna-se uma ameaça para qualquer unha feminina com mais de 2 milímetros de comprimento... 

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Mas isto não é o pior.

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Vencida a batalha de tirar um carro, começa o "jogo-do-empurra". Ou seja, uma pessoa empurra o carro para a frente, e o bandido teima em ir para a direita.

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Imagem da Internet

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Impossível dirigir semelhante coisa que teima em deslocar-se na versão aranhiço: em todas as direcções menos em frente!

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E depois, depois senhores, começa a odisseia.

O ambiente, valha-me o deus do consumo, ai o ambiente! As famílias a gastarem mais do que podem, os empurrões, a treta das promoções que nos convencem que economizamos se trouxermos uma embalagem tripla de qualquer coisa que nem sequer usamos muito, o produto de que precisamos mesmo e que está a duzentos quilómetros depois da última fila...Arg!

Imagem da Internet

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Mas como todos os/as mortais, tenho de abastecer a casa...e lá vou eu à tortura da ida ao hiper.

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Gostava do El Corte Inglés (passo a publicidade), pois encontrava produtos diferentes do habitual, mas evitava-o porque a factura final era sempre superior ao que eu tinha estipulado.

Restava-me o Carrefour, sempre tinha mais diversidade e era mais calmo do que a concorrência, além deste estar bem acompanhado de tentações : lojas de lingerie acessível e alguns acessórios que tornam as estadas na cozinha mais agradáveis (a lingerie não se destinava à cozinha, obviamente).

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Eis que, num golpe de mágica, o "tio" Belmiro de Azevedo se apodera de toda a cadeia Carrefour, transformando-a em milhares de Continentes!
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E agora?

Prateleiras quilométricas do mesmo produto, da mesma marca!

Onde estão as minhas águas com gás, os queijos diferentes, manteiga de várias marcas, os meus iogurtes de alóe vera???

Onde estão aqueles produtos que ainda diferenciavam o Carrefour?

Agora temos à escolha os produtos dos fornecedores que fazem o desconto por atacado que a Sonae quer...e que pelos vistos se reduzem a dois ou três por mercadoria!

Onde dantes se alinhavam em variedade...agora alinha-se o mesmo item em quantidade.

Se por azar não gostamos, não há alternativa!

Ou seja, não houve pela parte da Sonae - Continente, o cuidado de estudar o perfil do consumidor do Carrefour. A uniformidade nem sempre dá garantias de lucro.

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Fica a dúvida no meu espírito: esta "opa" do Continente sobre o Carrefour foi uma manobra de génio, ou um tiro no pé?

É que, para já, o negócio que aumentou foi o dos outros hipers... 

E eu acabei por me juntar aos fugitivos : vou ao Corte Inglés, ao Lidl, ao que estiver mais sossegado.

E preferencialmente, à internet.

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A internet é uma benção : sem carrinhos aracnídeos, sem tentações de comprar inutilidades, sem famílias aos gritos e ainda com a vantagem de não ter de carregar com os detergentes, garrafões de água, rolos de papel higiénico e sem ter de gastar gasolina e estacionamento.

 

Imagem da Internet

 

 

 

Ah, é verdade, esqueci-me do estacionamento.

É que no defunto Carrefour todos os estacionamentos eram grátis. Ao passo que o espertalhão do "tio" Belmiro faz-se cobrar e bem, por cada 15 minutos estarrecidos nos seus Continentes.

Desconto, só se formos primeiro largar uns euritos no hipermercado ou na Vorten. 

Aguardo a introdução de portagens nos antigos parques gratuitos: ainda mais fica a compensar ao cidadão comum fazer as compras pela internet.

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Imagem da Internet

 

Questões domésticas à parte, a dúvida subsiste no meu espírito: este monopólio é um golpe de génio, ou um flop?

 

 


 

 

 


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música: Money - Pink Floyd

publicado por A Velha Menina às 23:37

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2 comentários:
De rouxinoldepomares a 4 de Março de 2008 às 02:37
Concordo, menos as compras pela internet. Tenho olhos nos dedos e gosto de apalpar primeiro. Os carrinhos de facto, por vezes proporcionam-nos uma alucinante corrida.


De A Velha Menina a 5 de Março de 2008 às 15:28
Caro Rouxinol, são opiniões. Eu dispenso ver as prateleiras repletas da mesma coisa ;-))
Quanto aos carrinhos, ocorreu-me que pode estar aí um novo negócio: alinhamento da direcção dos ditos :..LOL
Obrigada pelo comentário.
Cumps.


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